Previous slide
Next slide

De Nova York à Revolução Russa: A História do Dia Internacional da Mulher.

Anualmente, o dia 8 de março é marcado pela celebração do Dia Internacional da Mulher. Essa data é de extrema importância para lembrar as lutas das mulheres por melhores condições de trabalho, direitos políticos e igualdade de gênero. A instituição do 8 de março como Dia Internacional das Mulheres ficou a cargo da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1975. Entretanto, a história por trás da origem desta data remete ao início dos anos 1900. Confira abaixo:

Um dos primeiros eventos marcantes em torno do Dia da Mulher aconteceu no ano de 1908, quando um grupo de milhares de mulheres realizou uma marcha pelas ruas da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, exigindo melhores condições e redução na jornada de trabalho, bem como o direito ao voto. Um ano depois, em 1909, ocorreram nos Estados Unidos as primeiras celebrações do Dia da Mulher, entre vários dias dos meses de fevereiro e março. Nessas manifestações estavam presentes o movimento socialista, que defendia a igualdade dos direitos econômicos, sociais e trabalhistas, e o movimento sufragista, que lutava pela igualdade de direitos políticos.

No dia 8 de março do ano de 1917, no Império Russo, uma grande quantidade de mulheres foram às ruas para protestar contra a fome, o desemprego, a carestia de produtos e as más condições de vida que o povo estava passando naquele momento. Operários do setor metalúrgico se juntaram às manifestações, que culminaram no início da Revolução Russa de 1917, responsável pela derrubada da monarquia e a instalação de um sistema socialista. A partir daí, o dia 8 de março foi oficializado como Dia da Mulher na Rússia e nos demais países inclusos no bloco soviético.

Na década de 1970, a Organização das Nações Unidas decretou que o ano de 1975 seria designado como Ano Internacional da Mulher, e o dia 8 de março daquele ano foi oficialmente instituído como o Dia Internacional da Mulher. Atualmente, a data é celebrada em mais de 100 países pelo planeta. Em muitos lugares, a data é marcada por protestos, manifestações e passeatas. Por outro lado, em algumas nações, o dia passa despercebido e não é celebrado.

No Brasil, a primeira vez que o voto feminino foi empregado aconteceu no governo de Getúlio Vargas, quando ele decretou, em 1932, que as mulheres passariam a ter direito ao voto, assim como os homens. Outra conquista importante foi a sanção da Lei Maria da Penha em 2006, nomeada em homenagem a uma farmacêutica que sofreu por muitos anos violência oriunda de seu marido. A lei visa à proteção das mulheres em decorrência de violências domésticas.

Fontes consultadas:

WIKIPÉDIA. Dia Internacional das Mulheres. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_das_Mulheres Acesso em 07 mar. 2025

FERNANDES, Márcia. Dia Internacional da Mulher. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dia-internacional-da-mulher/. Acesso em: 7 mar. 2025

FONTE: PORTAL SUL INFOCO.

Compartilhe: