Além das chuvas, temperaturas despencam em comparação com as máximas atingidas durante a onda de calor.
A previsão da Epagri/Ciram indica que o Litoral de Santa Catarina deve registrar chuvas intensas e persistentes entre esta terça-feira (11) e quarta-feira (12). Além do tempo instável, as temperaturas terão uma queda significativa em relação à onda de calor da última semana.
A mudança no clima ocorre devido a uma área de baixa pressão combinada com a chegada de uma nova frente fria. As precipitações começam ainda na manhã de terça no Oeste catarinense, avançando para outras regiões ao longo do dia. Embora haja risco de temporais isolados, até o momento, a Defesa Civil do estado não emitiu alertas específicos. Na quarta-feira (12), a instabilidade se intensifica, com possibilidade de pancadas de chuva em qualquer momento do dia, especialmente entre o Centro e o Litoral, onde a precipitação será mais volumosa e constante. Com isso, os termômetros devem marcar entre 20°C e 24°C, uma diferença expressiva em relação aos 30°C a 38°C registrados na semana anterior.
A mudança no clima ocorre devido a uma área de baixa pressão combinada com a chegada de uma nova frente fria. As precipitações começam ainda na manhã de terça no Oeste catarinense, avançando para outras regiões ao longo do dia. Embora haja risco de temporais isolados, até o momento, a Defesa Civil do estado não emitiu alertas específicos.
Na quarta-feira (12), a instabilidade se intensifica, com possibilidade de pancadas de chuva em qualquer momento do dia, especialmente entre o Centro e o Litoral, onde a precipitação será mais volumosa e constante. Com isso, os termômetros devem marcar entre 20°C e 24°C, uma diferença expressiva em relação aos 30°C a 38°C registrados na semana anterior.